terça-feira, 8 de março de 2011

Criando Jar com as fontes do Jasperreports

Vou ensinar nesse post como criar um jar que contenham  as Fonts do jasper, evitando que eles fiquem espalhados na aplicação, com esse jar além de ser um meio mais elegante de ter as fonts no projeto, diminui também o tamanho do mesmo. Originalmente os fonts ficavam dispostos da seguinte maneira:


No caso precisava da fonte arial narrow para impressão em formato PDF, então era necessária a sua instalação na aplicação para ser reconhecida pelo jasper.

Primeira coisa que se deve fazer é instalar as fontes no Ireport, para isso vá em Ferramentas, depois Opções, irá abrir uma janela, clique na opção Font. Clique em instalar fonts, e escolha as que deseja utilizar na aplicação:

Após a instalação iremos criar o JAR para ser usado na aplicação. Clique no nome da font que acabou de criar e depois Export as extension, escolha o diretório que deseja salvar e pronto, está criado seu jar com as fonts necessarias para sua aplicação:

Pronto depois é só colocar o jar criado no Build Path da sua aplicação, como mencionei anteriormente essa solução é mais elegante pois não deixa as fonts soltas na pasta do projeto ela economiza espaço no meu exemplo o tamanho do projeto caiu em quase 2 megas com essa solução.

4 comentários:

  1. Estou com um problema apenas a oção de instalar font esta habilitada, e quando vou instalar da um erro de acesso negado, poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Execute o ireport como administrador e depois faz os procedimentos citados deste blog. Isso me ajudou.

      Excluir
  2. Cara, faz tempo que vc postou isso, mas faço questão de informar que essa dica me ajudou e muito! Obrigado!

    ResponderExcluir