sexta-feira, 11 de maio de 2012

Java CE Community Conference - O que rolou - 1º dia

Hoje 11/05/2012 começou em Fortaleza o Java CE Community Conference um dos maiores eventos do Brasil relacionado a linguagem Java, confesso que o evento está superando minhas expectativas e  olhe que elas sempre foram grandes. Tentarei resumir em dois posts (um para o primeiro dia e outro para o segundo dia) tudo que rolou na conferencia!

O credenciamento dos participantes começou por volta das 7:30hs, a primeira palestra sofreu um pequeno atraso de  +- 15 min. O evento não poderia começar com palestrantes mais gabaritados que o Paulo Silveira e Raphael Lacerda com o tema "Chegando ao Lambda no Java 8"  Raphael foi o primeiro a falar e mostrou alguns exemplos de listas no java e como fazemos para itera-las hoje, após isso falou sobre o lambda e sobre  Api orientada a fluent interface   que faz por exemplo, o desenvolvedor iterar uma lista com poucas linhas de código. Lambda usa proxy dinâmico o que faz o processamento ficar um pouco mais lento, mas o ganho em economia de código compensa. Paulo entrou na palestra para falar sobre o Java 8 e suas novidades, já está no 36º build  e entre as mudanças propostas teremos um método  forEach na interface List mas não tenhamos medo a jvm saberá defender os métodos para evitar quebra de contrato nos códigos antigos, teremos uma espécie de Herança múltipla, interfaces serão classes abstratas com a restrição de não poderem conter atributos.
Lambda estará incorporado no Java 8, o método sort foi incorporado as listas e não só as coleções.

Loiane Gronner foi a segunda palestrante do dia com o tema "ExtJs 4 + Vraptor uma combinação explosiva" uma grande vantagem dessa combinação dar-se pela fácil maneira que o vraptor sérializa seus objetos, dando suporte a json já. Ela fez questão de deixar claro que não existe framework perfeito citando inclusive a vantagem do ExtJs de se integrar a outros frames java script caso o desenvolvedor sinta falta de algo como Jquery e Prototype.
Mostrou o clássico exemplo do ExtJs, o tema Desktop que ele permite desenvolver, não se omitiu ao contar a desvantagem do ExtJs  por ser Gpl 5 e não poder ser comercializado, mas o valor da licença sai em torno de  U$ 600,00 por desenvolvedor. Loiane deu exemplos de como trabalhar com MVC no ExtJs e como ficaria usando um projeto com camadas MVC também no lado do cliente.
Por ultimo ela comentou sobre o  sencha touch 2 que pode ser usado para mobile e é o primeiro framework JS para mobile, permitindo também desenvolver aplicações cross device.

A terceira palestra do dia foi ministrada pela dupla da TriadWorks Marcelo Diniz e Yuri Adams e o tema escolhido foi "Gradle  envolvido na automatização", fui apresentado a essa ferramenta de automatização de tarefas, confesso que gostei bastante e vou pesquisar mais sobre o assunto, gradle é uma ferramenta de automatização equivalente ao maven ou ant sem as desvantagens do uso de xml, convenções extremamente inflexíveis, suas vantagens são: Dsl de projeto, ser voltada para projetos baseados na Jvm, possuir a velocidade e o hashing do git, poder da metaprogramação do groove, possuir convenção mas sempre com flexibilidade para mudanças! Parabéns a dupla gostei muito da palestra.

A ultima palestra da manha foi dada pelo Douglas Campos um desenvolvedor apaixonado por open source inclusive aconselhando fortemente seguirmos esse caminho, Douglas trabalha na Jboss e possui muito conhecimento em linguagens de baixo nível. Seu tema foi "InvokeDynamic Crash Course" , ele falou sobre como a jvm baseia-se em pilhas e que Java é uma linguagem limitada mas isso não é nenhum problema. Confesso que não poderei falar mais sobre a palestra por que boiei legal.

Após o almoço tivemos a primeira palestra com Otavio Santana e participação do Juggy um bonequinho que auxilia formulando perguntas e contando piadas ( bem inovador e divertido)  o seu tema foi "Desenvolvendo JEE persistindo com NoSql", alguns casos de sucesso do uso de NoSql são o twitter e o facebook. Otavio fez uma comparação entre o sql e o NoSql, sql é o carro utilitário ou seja serve pra tudo, enquanto o NoSql é um carro de corrida ou seja: muito rápido mas especifico. NoSql visa ser como um hospital ou seja estar sempre disponível, não usa drives somente a api isso faz dificultar a migração de BDs, pode ser configurado para armazenar dados tanto em memória como em disco com isso gerando um menor custo de I/O. NoSql faz busca somente pela chave e possui 4 modelos (Chave-valor,Documento,Grafo e Família de colunas). NoSql não possui relacionamentos.

A segunda palestra da tarde foi de um cara que sou suspeito em falar, pois foi quem me introduziu no java, Francisco Barroso com o tema "Cucumber testando aplicações java" , Barroso contou o por que mudar o teste de interface do seu trabalho do Selenium Ide para o Cucumber que é uma ferramenta desenvolvida em Ruby e possui uma linguagem muito legível tanto para o cliente quanto para desenvolvedores.

Terceira palestra da tarde foi dada por um ex-companheiro de trabalho Diogo Sousa "Simples pelo simples, google android RoboGuice , enfatizou o que na minha opiniao esta correto, 2012 será o ano do mobile no Brasil, explicou que o RoboGuice  é pouco usado pela comunidade de desenvolvedores de android . falou de cases de sucesso como Groupom e facebook. RoboGuice é um framework de D.I para android de código aberto e baseado no guice da google.

Leonardo Leitão abriu a quarta palestra com o tema "Rest nas nuvens"  e começou sua palestra dando uma explanação sobre Rest ( modelo arquitetural em cima do http ) explicou algumas qualidades de trabalhar com o Cloud, falou sobre Saas, Paas e Iaas,- Software as a service, Plataform as a service e Infrasctuture as a service. Enfatizou bem as vantagens do uso do amazon como provedor de nuvens porque o desenvolvedor so contrata o que quer e se a aplicação evolui em termos de acesso o provedor se adapta para tal, fornecendo Elastic load balance, Auto scaling  e Elastic compute cloud. Concluindo que  E2c+ elastic load balance + auto scaling como formula do sucesso.

Tivemos outra dupla na quinta palestra Carlos ViIllela e Gregorio Melo voltaram ao assunto de Bds  com o tema "Quebrando Relacionamento: Nosql, Redis e Hbase" , como ja tínhamos tido uma excelente palestra sobre NoSql os dois focaram no assunto Redis e Hbase, o Cv falou mais sobre redis que é sua praia e o Gregorio falou sobre Hbase.
Como uma característica do Redis e ser rápido e fácil de configurar porem limitado, e oque queremos dizer com limitado? Limitado a guardar dados que caibam na memória, possui String, List, Hash Set e Sorted Set  como tipo de dados e é atômico.
O Hbase não precisa de Dml nem Dll para o banco, usa timestamp para guardar as versões dos dados  já que não tem conhecimento das colunas, funciona com objeto parecido com o json. Resumindo Redis e bom para cache e Hbase para Search.
Um conselho valido e que não se resolve tudo com o uso dos bds já mencionados, se não tem certeza vá pro caminho tradicional Sql.

A ultima palestra do dia foi do Bruno Sousa o Javaman, na verdade não foi palestra, ele respondeu algumas perguntas sobre o futuro do java, como a briga da Oracle x Google e só uso do JavaMe.

Bem foi isso que rolou no primeiro dia, amanha escreverei um post sobre o segundo dia. Ate amanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário